Uma
possibilidade que vem sendo mundialmente testada e vem se mostrando bastante
eficiente neste contexto de ensino construtivista e interacionista é a técnica
do Peer Instruction - Instrução pelos Colegas. Criada por Eric Mazur, professor
de Física na Universidade de Harvard, que consiste em um método de ensinar que
"devolve" aos alunos a necessidade de estudar os conteúdos da aula
seguinte. Testada por mim durante os últimos anos e com resultados excelentes.
É uma metodologia de fácil adaptação ao plano de aula e estilo do professor,
muitas vezes, na prática, basta devolver os questionamentos dos alunos aos
alunos, votando até mesmo sobre quais as possibilidades de resolução de um
questionamento e colocando-os a argumentar sobre seus pontos de vista e arrastando
muitos da tal Zona de Desenvolvimento Proximal para a Zona de Desenvolvimento
Real, que é a aprendizagem efetivamente dita.
Uma ótima possibilidade para o professor que anda meio cansado de ser a fonte de todas as respostas, fazer o aprendiz trabalhar em prol da sua própria aprendizagem.
Link para o artigo:
Mais material no Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O seu comentário é importante para todos nós usuários deste Blog. Obrigado.