23 de jun. de 2013

Simplesmente Piaget


Simplesmente Piaget
Sandro George Luciano Prass
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
29/05/2013

Jean Piaget início os estudos sobre a Teoria Construtivista, onde relata que o desenvolvimento da espécie humana é estruturado a partir do seu nascimento até a sua idade adulta, ou seja, durante toda a sua vida.
Segundo Piaget, o indivíduo não possui conhecimento determinado quando nasce e sim, aprende ao decorrer da vida com as pessoas que vivem ao seu redor. Todo o saber é uma construção que vai acontecendo a partir da infância, ao longo da juventude e até na vida adulta do indivíduo, fazendo com que esse interaja tanto de contexto físico como cultural com a sociedade em que está inserido. 
Piaget  criou estágios para explicar a evolução da inteligência humana.

I.                   Estágio sensório motor
São os primeiros dezoito meses de vida do indivíduo, em que ele obtém o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre o próprio corpo com os objetos.
II.                Estágio pré-operatório
Desenvolve-se durante a idade de dois a seis anos, onde a criança consegue reproduzir imagens mentais, tem intuição dos fatos, possui uma linguagem com boa comunicação e é atenta em tudo que está ao seu redor.
III.             Estágio operatório concreto
Encontra-se dos sete aos onze anos, quando já começa a ter uma linguagem mais social, possui capacidade de classificar as atitudes más das boas, pensa melhor e tem maior facilidade para se agrupar aos outros.

IV.              Estágio das operações formais

         Dos doze anos em diante, é o estágio de transição entre a adolescência para a idade adulta, ao longo do tempo vai adquirindo conhecimento, pensa com mais paciência em suas atitudes e tem a linguagem como suporte do pensamento conceitual.

Invariantes Funcionais
            A assimilação e a acomodação por serem características de caráter biológico são denominadas por muitos autores como sendo invariantes funcionais, apesar de estarem sempre sofrendo variações em função do processo de adaptação que é descrito a seguir.

I.                  Assimilação
          Ocorre quando o sujeito interage com o meio (material de estudo) e constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade.
Um esquema de assimilação pode não ser aceito e descartado ou aceito.

II.                Acomodação
         Ocorre quando um esquema de assimilação sofre uma acomodação, que gera uma reestruturação da estrutura cognitiva e assim se dá o desenvolvimento cognitivo.
Não há acomodação (reestruturação) sem assimilação.

III.             Adaptação
         É o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.

IV.              Equilíbrio Majorante
         Experiências de acomodação dão origem a novos esquemas de assimilação e a um novo estado de equilíbrio. A mente tende sempre ao equilíbrio, quando este equilíbrio é rompido por novos experimentos um novo esquema de assimilação é gerado afim de se atingir um novo equilíbrio.
         Piaget não se refere a conceitos de aprendizagem e sim do desenvolvimento cognitivo – aumento de conhecimento. Mas, só há aprendizagem quando esquemas de assimilação sofrem acomodação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O seu comentário é importante para todos nós usuários deste Blog. Obrigado.