O ENSINO COLABORATIVO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Ultima versão do nosso Projeto de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade de Caxias do Sul / 2013-1 (Aprovado).
Resumo
O baixo rendimento dos alunos do
ensino fundamental e médio na disciplina de Física vem sendo recorrentemente
apontado na literatura, em geral associado à falta de interesse nas aulas,
essas são descritas por eles como sendo cansativas. Os professores, por sua
vez, reconhecem a falta de estrutura pedagógica dos ambientes de aprendizagem.
Nesse contexto, propomos elaborar e experimentar algumas estratégias de
ensino-aprendizagem que envolvam os alunos neste processo, desfazendo o modelo
unilateral de apresentação dos conteúdos, fazendo-os participar da aula na
busca de uma aprendizagem significativa. Estratégias estas elaboradas a luz da
teoria Sociointeracionista de Wygotsky e da Aprendizagem Significativa de
Ausubel, com ênfase em metodologias que despertem nos alunos a necessidade de
estudar e participar das aulas. A
proposta de trabalho é tem como principal corrente epistemológica a do
Construtivismo Social, devido à forma como serão tratados os dados da pesquisa
e a forma sociointeracionista da sua realização.
Palavras-chave: Ensino Colaborativo; Aprendizagem Significativa,
Ausubel; Vygotsky.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O seu comentário é importante para todos nós usuários deste Blog. Obrigado.