5 de mar. de 2017

A avaliação diagnóstica como ferramenta de aprendizagem na aprendizagem ativa

(Quase sempre uma ferramenta mal utilizada)

Optar por estratégias de ensino-aprendizagem associadas a chamada aprendizagem ativa é sem dúvida uma excelente opção para melhorar a aprendizagem dos alunos nas aulas, tanto na educação básica como no ensino superior.
Existem diversas propostas de enorme sucesso no mundo inteiro que se propõem a transformar um grupo de alunos passivos no processo educacional em ativos, participantes, questionadores, colaborativos. A exemplo destas podemos citar o PBL - Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), o famoso Peer Instruction (Instrução pelos colegas) do professor Eric Mazur de Harvard, Think-Pair Share (Pense-Par-Compartilhe), Cooperative Note-Taking Pairs (Tomando notas cooperativamente em Pares), o Just-in-time Teaching (Ensino na hora certa) do professor Gregor Novak ou o Flipped Classroom (sala de aula invertida).
Após testar todas elas durante seis anos, com mais de três mil estudantes do ensino médio, especificamente em aulas de Física e Matemática, foi possível identificar diversos elementos destas propostas que são totalmente aplicáveis aos estudantes do Brasil, dada a realidade diferenciada em relação aos países de origem das propostas.
No entanto, cabe salientar que aprendizagem ativa não é simplesmente colocar os alunos a desenvolverem atividades em grupo. É fundamental a mediação do professor durante o processo, questionando, estimulando, ouvindo, provocando, guiando seus alunos para que a tão citada aprendizagem significativa aconteça.
Para tanto são necessárias estratégias que ativem os conhecimentos prévios dos alunos e que estes conhecimentos prévios sejam relacionados com os novos conteúdos que esta sendo trabalhado, para então, feitas as relações, aconteça à aprendizagem. É ir do que o aluno já sabe, ao conflito com o novo, à assimilação (incorporação) do novo conhecimento. 
E é justamente neste processo que o professor tem a grande oportunidade de ir conhecendo as concepções dos seus alunos, as dúvidas e dificuldades destes (ir avaliando) e assim antecipadamente ir corrigindo ponto a ponto o que na prática só seria detectado quando em geral já é tarde, ou seja, na avaliação.
Por isso, através da aprendizagem ativa é possível antecipar os problemas que apareceriam no momento da avaliação formal e assim evitar que estes aconteçam. Seguramente os alunos se sairão bem melhor na avaliação e se sentirão mais motivados com o processo de ensino aprendizagem.

Segundo pesquisas científicas realizadas é possível melhorar em até 20% o rendimento dos alunos com a utilização das estratégias ativas de ensino aprendizagem com foco em uma avaliação antecipada da aprendizagem.

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