24 de ago. de 2017

Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky na prática - Como a técnica “Peer Instruction” de ensino e aprendizagem coloca os alunos a favor da (sua própria) aprendizagem?


Uma possibilidade que vem sendo mundialmente testada e vem se mostrando bastante eficiente neste contexto de ensino construtivista e interacionista é a técnica do Peer Instruction - Instrução pelos Colegas. Criada por Eric Mazur, professor de Física na Universidade de Harvard, que consiste em um método de ensinar que "devolve" aos alunos a necessidade de estudar os conteúdos da aula seguinte. Testada por mim durante os últimos anos e com resultados excelentes. É uma metodologia de fácil adaptação ao plano de aula e estilo do professor, muitas vezes, na prática, basta devolver os questionamentos dos alunos aos alunos, votando até mesmo sobre quais as possibilidades de resolução de um questionamento e colocando-os a argumentar sobre seus pontos de vista e arrastando muitos da tal Zona de Desenvolvimento Proximal para a Zona de Desenvolvimento Real, que é a aprendizagem efetivamente dita.
Uma ótima possibilidade para o professor que anda meio cansado de ser a fonte de todas as respostas, fazer o aprendiz trabalhar em prol da sua própria aprendizagem.

Link para o artigo: 
Mais material no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O seu comentário é importante para todos nós usuários deste Blog. Obrigado.